Avenida Duque de Loulé Nº 22 - 2º Andar 1050-090 Lisboa
+351 213 161 497
+351 214 094 745

Procura Ferramentas de Produtividade? Estas Aplicações São a Chave!

Descubra o impacto que algumas ferramentas de produtividade poderão ter no seu dia-a-dia.

Sabemos que a gestão de tempo que fazemos diariamente nem sempre é das mais positivas. Seja em casa ou no trabalho, as distrações são constantes, o que faz com que percamos tempo entre tarefas que na sua essência não têm tanta importância e que poderiam passar para segundo ou terceiro plano.

No entanto, e numa era em que a produtividade é a chave do sucesso, e por ser um facto que estamos rodeados de ferramentas de produtividade pessoal, torna-se acessível inverter esta situação. Melhorar a gestão de tempo que fazemos entre tarefas pode ajudar em todos os aspectos do dia-a-dia, a ter autodisciplina e até a criar hábitos saudáveis que se correlacionam com o artigo que escrevemos anteriormente. Existem inúmeras aplicações que estão ao nosso alcance através dos smartphones, tablets e os gadgets que utilizamos todos os dias e através dos quais podemos melhorar os nossos indicadores de produtividade. Iremos abordar algumas possibilidades que são gratuitas para que o budget não seja motivo de preocupação.

4

Expanda do seu repertório de aplicações e melhore os seus timings…

Uma vez que as redes sociais fazem parte do nosso dia-a-dia, utilizar APPs que funcionem como uma espécie de rede social corporativa pode ser uma opção. É uma das soluções para manter viva a ideia de cumprir metas e organizar o trabalho a nível empresarial. Uma das aplicações que poderá utilizar para tal é o Trello. Pode optar pela versão premium ou free, sendo que na segunda terá sempre limitações. No entanto, mesmo utilizando a versão gratuita, poderá organizar tarefas diárias, criar diversas boards em que é possível adicionar membros, colocar tempos limite na execução de cada tarefa, deixar comentários, etc. Está disponível em várias plataformas tecnológicas e é a aplicação que irá facilitar o trabalho, a organização e delegação de tarefas, seja em equipa ou na vertente pessoal.

5 - ferramentas de produtividade

A vertente Cloud torna o armazenamento e a partilha de ficheiros tão fácil…

Ainda dentro do tema de melhoria de gestão do tempo no trabalho, outra aplicação que não precisa de apresentações é o Dropbox. Útil para armazenamento e partilha de conteúdo; os emails com anexos entram cada vez mais em desuso, uma vez que o Dropbox veio substituí-los. Para além disso, passa a contar com todos os ficheiros que partilha…”nas nuvens”, sendo que ficam armazenados na Cloud e pode consultá-los em qualquer lugar, desde que tenha acesso à internet, através do login no website ou instalando a APP, seja no telemóvel, tablet ou no computador. Sempre que necessário, a partilha de uma pasta ou um ficheiro é feita num piscar de olhos e é indicado para a partilha de informação entre colegas de trabalho. Tal como o Trello, poderá subscrever uma assinatura que lhe trará mais espaço, se for mais favorável.

3 - ferramentas de produtividade

Procurar papel e caneta porquê, quando é tão simples quanto pegar no seu smartphone…

Se, por outro lado, o intuito for ter um bloco de notas do século XXI, sugerimos que instale o Evernote. Através deste poderá guardar desde um simples lembrete de texto a uma fotografia alusiva à informação a reter, para que mais tarde possa consultar. É uma forma rápida de poder guardar informação interessante e útil, nem que seja para se recordar da lista de compras, por exemplo. Está disponível tanto para Android, IOS como para Windows ou OSX e a versão gratuita garante-lhe acesso em dois dispositivos. Conta também com o Evernote Web Clipper para browser no sentido de poder recolher informação de websites que queira guardar no seu Evernote, como nota.

2

Não pode ler agora? Leia mais tarde, quando quiser, sem que nenhuma informação fique perdida…

Outra alternativa que poderá trazer-lhe a comodidade de ler ou reler conteúdo que achou interessante é o Pocket. Ideal para que não se distraia com aquele website em que passa mais tempo do que deveria, pode instalar a APP e finalizar com uma extensão no browser para que possa fazer Save to Pocket e guardar todo o conteúdo que considera interessante, mas que sabe que não é prioritário. O Pocket está disponível para IOS, Android também e tal como todas as aplicações abordadas até ao momento, a versão gratuita tem sempre algumas limitações.

Ser disciplinado não é o seu forte? Existe uma solução ideal para si…

Se o objetivo é mesmo evitar certos websites, para que possa melhorar a sua abordagem na gestão do tempo no trabalho por exemplo, existem soluções. Poderá fazê-lo recorrendo a um programa para bloquear sites grátis, como o StayFocusd para Chrome, ou LeechBlock para Mozilla. Se o browser que utiliza não for nenhum destes, há extensões semelhantes adaptadas ao seu.

Agora, a produtividade será uma constante.

Através de software de produtividade ser-lhe-á muito mais fácil fazer a gestão do tempo que passa a trabalhar, por oposição ao tempo que despende muitas vezes em vão e entre distrações contraproducentes. Estas são apenas algumas das ferramentas para aumentar a produtividade, sendo uma lista diversificada e com o intuito de colmatar a desorganização horária, de armazenamento, de anotações e informações que pretenda consultar somente quando cumprir a meta de trabalho a que se propôs. É uma excelente forma de se autodisciplinar e, seguramente, de ver os seus indicadores de produtividade aumentarem exponencialmente!

Deixe uma resposta